quarta-feira, 8 de abril de 2009

"Os da minha rua" de Ondjaki


Conhecia vagamente o autor, mas nunca tinha lido nada dele. E confesso que fiquei fã. Ondjaki é um jovem premiado autor angolano que expõe em 23 curtas "estórias", aqui editadas na colecção Bis da Leya, toda uma paleta do colorido em que se transforma a língua portuguesa quando é temperada com a gíria do sabor africano. Desde a introdução de novos vocábulos, para a decifração dos quais o glossário final dá uma ajuda preciosa (fugar, estigar, giboiar), até à original construção de frases: "pensei que ela não fosse me queixar" (pág. 38).

São "estórias" da infância e da adolescência do autor onde se descrevem figuras e personagens marcadas por uma saudável ingenuidade e por uma genuinidade que, cada vez mais, sabem a pouco. E, depois, há nesta prosa quase infantil uma nostalgia e, ao mesmo tempo, uma poesia carregadas de futuro. Para caracterizá-las nada melhor do que a frase que aparece escrita na penúltima página: "O teu livro dá conta de como crescem em segredo as crianças".

Colaboração de Vítor Soares

1 comentário:

Anabela disse...

Viriato, gostei da recensão crítica que fez a este livro deslumbrante! Também eu sou fã de Ondjaki! ;)))
Ler este livro foi também transportar-me à minha infância num tempo, não assim tão longínquo, em que a RUA era a nossa casa sem paredes...sem amarras! Na rua tudo nos era permitido...na rua os nossos sonhos tornavam-se possibilidades...ou ainda na rua construiam-se novos sonhos! Devorei cada uma das estórias...senti a poesia narrativa tal qual o viriato a descreve: genuina! Excelente sugestão!